top of page
IlustraCapaSite.jpg

Um reconhecimento à força da mídia para inspirar a cultura de doação no Brasil

Uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania em nosso país.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

QUEM?​

Serão premiados trabalhos nos formatos texto, áudio, vídeo e fotografia publicados em veículos de comunicação profissionais, acadêmicos e comunitários no período de 01/01/2024 a 05/01/2025

QUANDO?

Os candidatos poderão enviar seus trabalhos a partir do dia 03/10/2024 até 06/01/2025.  Os resultados serão divulgados em ABRIL de 2025.

COMO?

O Prêmio é acompanhado do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade, desenvolvido pelo Instituto MOL e oferecido gratuitamente a profissionais da comunicação e estudantes de jornalismo interessados no tema, para uma cobertura de maior qualidade e diversidade. A realização do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é pré-requisito para a participação no Prêmio.

PASSO A PASSO

1

FAÇA O CURSO MOL DE JORNALISMO PARA A SOLIDARIEDADE

2

PRODUZA E PUBLIQUE SUA REPORTAGEM

3

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

CATEGORIAS

JORNALISMO TRADICIONAL

Se você é jornalista e produz reportagens em áudio, vídeo, foto, texto impresso ou digital é hora de mostrar todo o seu talento e a sua contribuição à cultura de doação no país! 

jornalismoTradicional.png

Serão premiados os três primeiros colocados nos formatos áudio, vídeo, foto e texto.

JOVEM JORNALISTA

É estudante de jornalismo ou acabou de se formar? Essa categoria é pra você! Receberemos inscrições de jovens jornalistas que tenham publicado reportagens em veículos acadêmicos. Você pode enviar seu trabalho nos formatos: áudio, texto impresso ou digital, foto ou vídeo.

formados.png

Serão premiados os três primeiros colocados, independente do formato.

JORNALISMO COMUNITÁRIO

É jornalista, comunicador popular de periferia, comunidade quilombola ou indígena e produz reportagens em áudio, vídeo, foto, texto impresso ou digital publicados em veículos comunitários e independentes? Envie seu trabalho! 

comunidade.png

Serão premiados os três primeiros colocados, independente do formato e distribuição.

novidade

FundoTextura.jpg

PRÉ-REQUISITO PARA SE INSCREVER

SOBRE O CURSO

O Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma formação gratuita e online sobre cultura de doação a profissionais, estudantes e comunicadores interessados no tema. O objetivo é proporcionar informações – dados inéditos, ideias de pautas, lista de fontes, cases e personagens, para ampliar a cobertura sobre o assunto com maior qualidade, criatividade e diversidade.

Em seis videoaulas, os participantes percorrem uma trilha sobre o panorama da doação no Brasil, conhecem as inovações tecnológicas e financeiras que impulsionam a doação e recebem dicas sobre novos caminhos de pauta a partir de dados, histórias e narrativas engajadoras.

Além das aulas gratuitas e com certificado, os participantes têm acesso a materiais complementares, como o Guia de Pautas, Guia de Fontes e também o Bê-a-bá da Doação.

FAQ

  • Minha reportagem não foi publicada online, posso participar?
    Sim. Desde que seja enviado PDF no campo destacado no formulário. Junto do material deverá ser enviado um contato que comprove a publicação por veículo acadêmico ou jornalístico, a ser verificado pela equipe da premiação.
  • Não sou jornalista, mas trabalho em uma empresa de comunicação. Posso me inscrever?
    Sim. Na categoria Jornalismo Tradicional é possível inscrever seu trabalho mesmo que você não tenha registro profissional como jornalista, desde que comprove o vínculo com empresa jornalística – freelancer ou contratado. No caso da categoria Jovem Jornalista é preciso indicar a universidade onde cursa a graduação.
  • Posso inscrever mais de um trabalho?
    Na categoria Jornalismo Tradicional, você poderá inscrever mais de um trabalho, desde que em formatos diferentes. Nas categorias Jovem Jornalista e Jornalismo Comunitário só é permitido inscrever um trabalho, nos formatos listados no regulamento.
  • Minha reportagem tem mais de um autor, posso inscrever meu material?
    Sim. No ato da inscrição preencha com o nome de todos os autores no campo específico. Lembre-se que é preciso indicar um nome e contato como representante; será a partir deste contato que a equipe da premiação entrará em contato, caso necessário.
  • Sou estudante, posso me inscrever cursando a partir de qual semestre?
    Não há restrição de período da graduação para inscrições na categoria Jovem Jornalista. É necessário apenas que o inscrito esteja cursando jornalismo e indique o nome da universidade onde estuda.
bottom of page